Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

quarta-feira, julho 28

TRUPE DIVULGA // CASARÃO PELEJA



O Casarão Peleja, espaço destinado a trocas artísticas, residências, aulas, cursos e processos criativos é a sede do Grupo Peleja em Olinda-PE. O espaço inicia suas atividades em agosto, na proposta de afirmar uma prática de dança, teatro e pesquisa artística pautada no intercâmbio e na troca de experiências.

É com muita alegria que o Casarão Peleja divulga sua primeira atividade de intercâmbio artístico, através da visita da atriz-dançarina israelense Yael Karavan. De 22 a 26 de agosto, nosso espaço recebe a oficina O mundo refletido numa gota d'água: Auto-Retrato na criação de um espetáculo destinada a atores, dançarinos, performers e demais interessados. Esta atividade vem proporcionar o aperfeiçoamento de artistas da cena de Pernambuco, e oportunidade de aprofundamento para atores-dançarinos interessados em treinamento pessoal. Yael Karavan, pela primeira vez nas regiões norte e nordeste do Brasil, oferece curso em Belém (PA) e em Olinda (PE), depois segue para Campinas (SP) e São Paulo (SP), onde ministra a mesma oficina e apresenta a performance solo In-Between.


Workshop
O mundo refletido numa gota d' água: Auto-Retrato na criação de um espetáculo
Ministrante: Yael Karavan
Publico alvo: atores, performers, bailarinos e demais interessados

Nesta oficina, Yael Karavan explora algumas das ferramentas desenvolvidas no processo de criação de seus espetáculos solo. Desenhando com elementos de dança, do teatro físico, do butô e da mímica, ela explora algumas questões chave e oferece ferramentas e possibilidades para o performer e seu processo criativo: presença, metamorfose, ritmo, intenção, imagens e contraponto, assim como se relacionar criativamente com o material, objetos e espaço, particularidades e desafios do espetáculo solo. Ela usa diversas e ricas abordagens para facilitar a viagem imaginativa do performer e de seu público, com o objetivo de criar um vocabulário gestual pessoal para cada ator/dançarino na criação de seu auto-retrato na performance solo.

Sobre Yael Karavan
Atriz-dançarina e criadora, Yael Karavan nasceu em Israel, cresceu em Florença, Paris e Londres. Com 13 anos iniciou sua carreira no teatro, televisão e filmes em Israel. Em 1995, começou a viajar pela Europa, EUA, Brasil e Japão, buscando desenvolver um método autêntico de treinamento e uma linguagem física de expressão que liga leste e oeste, teatro e dança. Seu trabalho é constantemente descrito como ?poesia visual?. Desenhando com elementos de butô, dança, mímica, clown e teatro físico, ela explora temas como memória, metamorfose, o invisível e a repetição, sempre no limiar entre o trágico e o cômico.
Yael Karavan estudou com mestres-professores e performers de diversos lugares, incluindo: Anton Adassinski e Tanya Khabarova do teatro Russo DEREVO, Philippe Gaulier, Philippe Genty, Monica Pagnieux, Jerzy Winnicki do Grotowski Centre, Nigel Charnock do DV8, Sue Morrison (tradicional palhaça Norte Americana), Ricardo Puccetti do ?Lume Teatro?- Brasil e os mestres de butô Kazuo Ohno, Tadashi Endo, Carlotta Ikeda, Yumiko Yoshioka e Akiko Motofuji. Ela também trabalhou com Ephia da Djalma primordial science, Linda Remahl, Fran Barbe, Marie Gabriel Rotie.
Yael criou cinco espetáculos solo, com os quais se apresentou em diversos países. Em 2006 ganhou o prêmio TEATRONETO de melhor espetáculo, com o trabalho The way home, dirigido por Naomi Silman (LUME Teatro ? Brasil). É integrante da companhia Derevo, Mamu Dance Centre, Tem-Pen Chi e Adapt- Theatre Picture Collision, bem como colabora com vários artistas, atores e dançarinos internacionais. Desde 1999, Yael tem ministrado oficinas na Reading University no Reino Unido, na Kinki University de Osaka e no Estúdio Asbestos Kan em Tokyo no Japão, no ?Habima? National Theatre em Israel, no LUME Núcleo de Pesquisas Teatrais, em São Paulo - Brasil, na Escola Philippe Gaulier, na BAW (Oficina Bilíngüe de Atuação) em Paris, TTI (Theatre Training Initative) em Londres, Coachwerks in Brighton, entre outros.

SERVIÇO

Workshop: O mundo refletido numa gota d' água: Auto-Retrato na criação de um espetáculo.
Ministrante: Yael Karavan
Publico alvo: atores, performers, bailarinos e demais interessados
Número máximo de participantes: 15
Onde: Casarão Peleja - Rua Eustáquio de Carvalho 29, Carmo, Olinda.
Quando: 22 a 26 de agosto de 2010.
Horário: 14 às 17:00 hs.
Investimento: R$ 180,00.
Obs:
Pede-se como requisito disponibilidade e boa disposição para trabalhos corporais.
Recomenda-se o uso de roupas leves e refeição moderada antes das aulas.
A oficina será ministrada em Inglês e traduzida para o português.

Os interessados deverão enviar ficha de inscrição (em anexo) preenchida para casarao@grupopeleja.com até o dia 18 de agosto de 2010. Os participantes serão selecionados através da análise de currículo e carta de intenção. O pagamento da taxa de participação deverá ser feito em uma única parcela, até o primeiro dia do curso, em dinheiro, cheque ou depósito em conta. Serão oferecidos certificados de participação aos alunos.

Mais informações:
casarao@grupopeleja.com

81 - 3493-9858
81 - 8538-7700 (Lineu)
81 - 8639-7708 (Viviane)

Visitem o blog do Casarão - www.casaraopeleja.blogspot.com

Nenhum comentário: