Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

sábado, abril 26

Mulheres em V - pesquisa

As mulheres são vítimas da violência. Os homens também são vítimas.
Há dados que mostram que para cada mulher morta em PE são dez homens que morrem. É uma grande diferença se pensarmos numericamente e uma prova definitiva que os homens são vítimas. A diferença é que a mulher que foi morta morreu por conta do seu sexo. Penso: será que estes homens, ou pelo menos alguns deles, morrem porque são homens? Não creio.

A violência incomoda. Incomoda ver alguém vítima de violência, incomoda as marcas, incomoda o que esta pessoa fala, sente, como age. Incomoda pensar que podemos ser também vítimas, incomoda saber que somos vítimas de uns, carrascos de outros. Incomoda saber que não somos totalmente “do bem”. Incomoda não sentirmos a aproximação de mudanças mais pacíficas, incomoda a desesperança. O incômodo parace ser ainda maior quando a violência é cometida por alguém próximo, um parente, um companheiro.
Na maioria dos casos de violência contra a mulher, ela conhece, e às vezes muito bem, quem é agressor. Convive diretamente com ele. Penso: Será que existe na sociedade, especialmente nas mulheres que a compõe, uma consciência de como é abrangente a questão da violência sexista? Não creio.

Algumas coisas ganharam um ar natural, permitido e engraçado, mas são verdadeiras bombas de violência reforçadas de preconceitos, imposições e ignorância. Alguns tratamentos dipensados as mulheres, ou exigidos delas, já chegaram a um grau de distorção tão grande que são indiscutivelmente aceitos por grande parte das pessoas.

Mulheres em V mexe no caldeirão da violência contra a mulher explodindo algumas destas bombas.

Abaixo coloco a disposição de vocês algumas coisinhas que fazem parte da nossa pesquisa para a montagem do espetáculo.

Alguns números

- A cada 15 segundos uma mulher sofre agressão física ou verbal no Brasil, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou em 2005.
- Este ano (2008), mais de 100 mulheres já foram assassinadas no estado de Pernambuco, segundo registrou a imprensa do estado.

Algumas "piadinhas"

- Assédio sexual só é crime quando o cara é feio.
- Porque Deus criou as mulheres? Porque os cachorros não conseguem abrir a porta da geladeira para pegar uma cerveja pra você.
- Mulher é que nem bacalhau, só não se aproveita a cabeça.
- Porque as mulheres têm os pés menores que os homens? Para ficarem mais próximas do fogão.
- Tá certo que as mulheres devem correr atrás de seus direitos, mas na volta vê se traz uma cerveja.

Algumas imagens








Alguns Sites

http://www.sindromedeestocolmo.com

www.soscorpo.org.br

www.patriciagalvao.org.br

www.unifem.org.br

www.presidencia.gov.br/spmulheres

3 comentários:

Denise Arcoverde disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Denise Arcoverde disse...

Querida, parabens!!! o blog esta maravilhoso! quando voltar pra casa (estou em Shanghai, no momento), colocarei um link pra voces, la' no blog.

ps.: escrevi a mensagem toda truncada, por isso apaguei e fiz de novo :-)

Unknown disse...

Eu vi o comentário lá na Denise. Vim conferir. Achei muito legal e parabéns pela iniciativa do blog. Eu não sei se interessa, mas recentemente li um artigo que dizia que a cada 100 mulheres negras no Brasil, 22 são domésticas. Foi um artigo que saí sobre a pesquisa da OIT. Bom domingo para vocês!!!